Normas para Submissão de Artigos


A Revista Brasileira de Fisioterapia Pélvica é uma publicação com periodicidade semestral e está aberta para a publicação e divulgação de artigos científicos dos vários eixos da fisioterapia pélvica, para qualquer um dos países de língua portuguesa.

Os artigos aceitos são publicados na versão eletrônica da revista. Ao autorizar a publicação de seus artigos na revista, os autores concordam com estas condições.

A Revista Brasileira de Fisioterapia Pélvica utiliza o "estilo Vancouver" recomendado pelo Comitê Internacional de Diretores de Revistas Médicas, com as especificações que são detalhadas a seguir.

A publicação dos artigos é uma decisão dos editores. Todas as contribuições que suscitarem interesse editorial serão submetidas à revisão por pares anônimos.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde, resolução 196/96, para estudos em seres humanos, é obrigatório o envio da carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, independente do desenho de estudo adotado (observacionais, experimentais ou relatos de caso). Deve-se incluir o número do Parecer da aprovação da mesma pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital ou Universidade, a qual seja devidamente registrada no Conselho Nacional de Saúde.

São aceitos artigos dos seguintes tipos, conforme pormenorizado a seguir:


Editorial

O Editorial que abre cada número Revista Brasileira de Fisioterapia Pélvica comenta acontecimentos recentes, inovações tecnológicas, ou destaca artigos importantes publicados na própria revista. É realizado a pedido dos Editores, que podem publicar uma ou várias Opiniões de especialistas sobre temas de atualidade.


Artigos originais

São estudos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais com relação a aspectos experimentais ou observacionais, em estudos com animais ou humanos.

Formato: O texto dos artigos originais é dividido em RESUMO (inglês e português), INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS.

Atenção: RESULTADOS e DISCUSSÃO devem estar separados em sessões individuais (não se recomenda "Resultados e Discussão" juntos). A sessão RESULTADOS apresenta as descobertas (tabelas e texto) sem qualquer discussão a respeito; dados puros. Discussões sobre as descobertas descritas nos resultados devem estar na sessão DISCUSSÃO.

Texto: Deve estar em espaçamento simples entre linhas e justificado.

Tabelas: Recomenda-se usar no máximo seis tabelas, no formato ABNT.

Figuras: Máximo de 8 figuras, em formato .tif ou .gif, com resolução de 300 dpi.

Referências bibliográficas citadas: Máximo de 50 referências (na medida do possí­vel acrescentar em cada referência em hiperlink o endereço da referência (site ou DOI)


Revisão

São estudos que expõem criticamente o estado atual do conhecimento em alguma das áreas relacionadas a Fisioterapia Pélvica. Revisões consistem necessariamente em análise, síntese, e avaliação de artigos originais já publicados em revistas científicas.

Importante: Todos os estudos utilizados para montar a revisão devem estar assinalado em o nível de evidência, entre colchete, como a seguir:

Exemplo de parágrafo da sessão resultados: No exemplo abaixo, Silva et al. é um estudo nível [B] enquanto Souza et al. é um estudo nível [A].

Silva et al. (2011)[B] demonstraram que os exercícios de propriocepção são importantes no treinamento do assoalho pélvico. Já Souza et al. (2012)[A] concluíram que coordenação motora foi o treinamento mais relevante.

Formato: Embora tenham cunho histórico, Revisões não expõem necessariamente toda a história do seu tema, exceto quando a própria história da área for o objeto do artigo. O artigo deve conter resumo, introdução, metodologia, resultados (que podem ser subdivididos em tópicos), discussão, conclusão e referências.

Texto: A totalidade do texto, incluindo a literatura citada e as legendas das figuras, não deve ultrapassar 30.000 caracteres, incluindo espaços.

Figuras e Tabelas: mesmas limitações dos Artigos originais.

Referências bibliográficas citadas: Máximo de 100 referências.


Relato de caso

São artigos que apresentam dados descritivos de um ou mais casos clínicos ou terapêuticos com características semelhantes. Só serão aceitos relatos de casos não usuais, ou seja, doenças raras ou evoluções não esperadas.

Formato: O texto deve ser subdividido em Introdução, Apresentação do caso, Discussão, Conclusões e Referências.

Texto: A totalidade do texto, incluindo a literatura citada e as legendas das figuras, não deve ultrapassar 10.000 caracteres, incluindo espaços.

Figuras e Tabelas: máximo de duas tabelas e duas figuras.

Referências bibliográficas citadas: Máximo de 20 referências.


Página de apresentação

Em um arquivo separado, a página de apresentação do artigo traz as seguintes informações:


Resumo

A primeira página de todas as contribuições, exceto Opiniões, deverá conter resumos do trabalho em português e em inglês e cada versão não pode ultrapassar 200 palavras ou 1.000 caracteres (incluindo espaçoes e os títulos de sessão). Deve conter Panorama, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.


Abstract

Versão em inglês do resumo, contendo Background, Aims, Method, Results e Conclusion.


Referências

As referências bibliográficas devem seguir o estilo Vancouver. As referências bibliográficas devem ser numeradas com algarismos arábicos, mencionadas no texto ao final de cada parágrafo por número sobrescrito, antes do ponto final.

Na lista de referências ao final do artigo, os títulos das revistas são abreviados de acordo com a List of Journals Indexed in Index Medicus ou com a lista das revistas nacionais e latinoamericanas, disponí­vel no site da Biblioteca Virtual de Saúde (www.bireme.br). Devem ser citados todos os autores até 6 autores. Quando mais de 6, colocar a abreviação latina et al.

As referências devem incluir o site (quando estão disponíveis somente em sites) ou o número DOI para os artigos, dissertações, teses, publicações de congresso.

Atenção: Segundo as últimas recomendações de Crossref (2017), a citação do DOI deve ser assim: https://doi.org (seguido do número), em substituição à formulação anterior (http://dx.doi.org)


Envio e submissão de artigos

Artigos seguindo todas as normas supracitadas podem ser enviados gratuitamente para o e-mail rbfp@perineo.net.

Importante: Todos os artigos devem ser enviados em dois arquivos em formato [.docx] (Word): um contento apenas a página de apresenção (instruções acima) e outro contendo o artigo completo, com resumos, mas anônimo, sem a identificação dos autores.

Após a avaliação do artigo por um par de pesquisadores da área, os autores serão notificados por e-mail do aceite ou não do artigo para publicação, ou da necessidade de ajustes, caso necessário. Uma prova do artigo em PDF será enviada para os autores antes da publicação definitiva no site da revista.

Seguindo a filosofia de que o o conhecimento científico deve ser de livre acesso à toda a população, toda publicação na Revista Brasileira de Fisioterapia Pélvica é inteiramente gratuita.