Perineo - Incontinencia Urinaria de Urgência
 

Você levanta várias vezes para urinar durante a noite? É difícil segurar a vontade de urinar? Isso pode ser incontinência urinária de urgência.


Índice desta página

O que é incontinência de urgência?

Incontinência urinária é qualquer perda de urina. A incontinência de urgência é caracterizada pela perda de urina durante sob forte desejo miccional, ou seja, a perda quando a vontade de urinar é urgente.

Sentimos vontade de urinar várias vezes por dia, e normalmente conseguimos segurar esta vontade até o momento mais apropriado de urinar. Mas algumas pessoas podem apresentar dificuldades em segurar essa vontade, podendo inclusive perder urina no trajeto até o banheiro.

Os mecanismos responsáveis por essa capacidade de segurar a vontade de urinar são complexos, e para entendê-los corretamente precisamos conhecer alguns conceitos básicos como desejo miccional e urgência miccional. A causa mais comum de incontinência de urgência é a chamada bexiga hiperativa.


Desejo Miccional

É o termo técnico para aquela vontade de urinar que faz parte do seu dia-a-dia. Quando sua bexiga está cheia e querendo esvaziar, ela envia essas informações ao seu cérebro, e você reconhece isso como uma vontade de urinar, ou desejo miccional.

Em condições normais todos os mamíferos superiores são capazes de postergar o desejo miccional, ou seja, de esperar até o momento mais apropriado para esvaziar sua bexiga.

Certas vezes podemos sentir um desejo miccional extremo, tão forte que parece até que não conseguiremos segurar a urina, e que ela vai começar a vazar a qualquer momento. É uma sensação por vezes desesperadora, como aquela que acontece quando dirigimos por horas com a bexiga muito cheia, chegamos em casa e colocamos a chave na fechadura, sentindo repentinamente um desejo miccional urgente, quase insuportável.

Isso acontece porque os mecanismos superiores (cerebrais), para os quais você avisou "segure a urina até chegarmos em casa", entendeu isso literalmente e, mesmo sem a autorização da sua consciência, já liberou inconscientemente sua bexiga e seus esfíncteres, afinal, você já chegou em casa!



Urgência Miccional

É caracterizada por uma vontade imperativa de urinar, ou seja, quando a bexiga parece simplesmente ignorar a capacidade natural da pessoa de postergar (adiar) a micção (ou o ato de urinar). Sentir urgência de vez em quando, como no exemplo acima, é normal. Hoje são conhecidas 13 causadores de urgência miccional, como manipular água fria, ouvir água corrente, sentir frio, pressões emocionais como ao falar em público, dentre outras.

Mas sentir essa urgência o tempo todo não é normal, e pode indicar problemas urinários, particularmente a chamada síndrome da bexiga hiperativa, comum em crianças, idosos, mulheres que passaram pelo parto e homens que passaram por cirurgias da próstata.



Bexiga Hiperativa

A síndrome da bexiga hiperativa é causada pela hiperatividade do músculo detrusor, que é a bexiga em si: um grande músculo oco que armazena e elimina a urina.

Quando vamos urinar, no momento chamado de micção, o detrusor deve se contrair e expulsar a urina, via uretra, para o exterior. Já nos momentos de continência, ou fase de enchimento, o detrusor deve estar perfeitamente relaxado, permitindo que a urina vá se acumulando em seu interior, enchendo lenta e passivamente, como um balão bem comportado.

Em condições normais não deve haver qualquer sinal de contração do detrusor durante a fase de enchimento, ou seja, na maior parte do dia e da noite. No entanto, em condições anormais, podem haver contrações do detrusor durante a fase de enchimento. Este acontecimento é conhecido tecnicamente como hiperatividade do detrusor, ou bexiga hiperativa.

O sintoma mais característico é a dificuldade ou impossibilidade de suprimir ou postergar o desejo miccional, ou seja, a dificuldade em esperar para urinar quando a vontade aparecer. Pode ou não haver incontinência urinária (perda de urina), mas esta acontece sempre sob um desejo grande de urinar, sendo conhecida como incontinência de urgência.

É comum acontecer a perda de urina no caminho para o banheiro, sob desejo miccional urgente. Qualquer um pode estar propenso, mas de um modo geral são mais acometidos crianças, idosos, mulheres que passaram pelo parto, homens que passaram por cirurgias da próstata ou pessoas com problemas de ordem neurológica em geral.



Tratamento: combatendo a urgência

Hoje se sabe que contrações voluntárias (por vontade própria) da musculatura do assoalho pélvico (MAP) são capazes de inibir as contrações do detrusor. Ou seja, quando a vontade urgente surge, quem sabe contrair eficazmente sua MAP é capaz de driblar esta urgência, conseguindo chegar ao banheiro com maior segurança.

Manobras de contenção de urgência não devem ser praticadas por crianças, pois podem causar refluxo de urina para os rins. Nunca comece a fazer exercícios para o assoalho pélvico por conta própria, sem a avaliação e orientação de um fisioterapeuta especialista.

O tratamento para a urgência miccional, causada ou não por bexiga hiperativa, passa ainda por reeducação do estilo de vida e reeducação miccional, quando se aprende técnicas miccionais apropriadas capazes de reduzir os sintomas de urgência miccional. A fisioterapia pélvica para a bexiga hiperativa pode utilizar, de forma adjuvante, técnicas de eletroestimulação e exercícios com biofeedback, que é um sistema a partir do qual o paciente enxerga a contração de sua MAP na tela do computador. Em alguns casos o tratamento medicamentoso pode ajudar.

A fisioterapia pélvica é considerada o tratamento padrão ouro para todo paciente com incontinência urinária, devendo ser a primeira opção para estes pacientes, desde 2005 pela International Continence Society, órgão internacional máximo no quesito incontinências.